LÍGIA MÁRCIA ARCURI
DIA DAS CRIANÇAS

O dia 12 de outubro é comemorado o Dia da Criança, esta data deve ter o propósito de refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem e não só o hábito de dar presentes que os pais fazem questão de manter e o comércio de aumentar suas vendas. Todos os pequenos têm direito a alimentação, educação, lazer, saúde.



Pensando na comemoração da data, aproveitamos para falar sobre a higiene bucal das crianças, algo que os adultos devem ter um cuidado muito especial. Desde a infância é importante ensinar bons hábitos, para que eles levem isso para o resto da vida. Assim, sempre terão um sorriso saudável e bonito.

Confira algumas dicas:

1. É recomendada a escovação ao menos 3 vezes ao dia, depois das refeições principais e antes de dormir e ao acordar. Importante: o adulto deve escovar o dente da criança pelo menos uma vez ao dia, para que fique bem limpinho. Mesmo já adolescentes, os pais devem sempre manter um controle sobre a escovação.



2. Ensine como usar o fio dental. A criança que começa a usá-lo cedo, leva este hábito para toda a vida.

3. Elogie seu filho e a beleza de seus dentes após a escovação, pois isso vai incentivá-lo a fazer da escovação um hábito.

4. Evite refrigerantes e alimentos que contenham muito açúcar. Defina dias ou momentos da semana em que esses itens são liberados. Além do cuidado com a higiene bucal, o índice de obesidade infantil vem aumentando e, consequentemente, outros problemas como diabetes infantil entre outros. É bom desde cedo adotar uma alimentação equilibrada com alimentos fibrosos, frutas e verduras. A alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor, para que os dentes sejam fortes. O hábito da boa mastigação ajuda na formação perfeita das arcadas dentárias.

5. Para que as crianças não tenham medo de ir ao dentista, mostre como é importante e faz bem visitar o profissional. Leve em um odontopediatra, pois esses já sabem como lidar com os medos e as aflições dos pequenos.Mantenha o hábito de levá-los ao dentista uma vez ao ano para revisões periódicas.



6. É bom sempre ter um kit de higiene bucal na mochila da criança para levar para a escola e em outras atividades fora de casa.

7. Siga um bom conselho:"Não espere até eles entrarem na escola ou até surgir uma emergência. Acostume já seu filho com os bons hábitos de saúde bucal e visitar um dentista"


Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4