Antônio Sérgio
Quatro homens de fé inabalável em Deus que mudaram a história do mundo!



"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." (Hb 11.1; 6)

Caros irmãos, quero compartilhar um pouco mais sobre o sentido da fé bíblica, ou seja, segundo Jesus e os Apóstolos ensinaram a Igreja. Deus honra a fé, pois dele mesmo procede a fé que salva e nos capacita a vivermos por meio dela. Quero lhes apresentar a vida de fé dos Patriarcas de Israel. Estes quatro homens - Abraão, Isaque, Jacó e José -, suas histórias de vida com Deus, na história do povo Hebreu e da humanidade são um marco de grandeza imensurável em termos humanos. E, assim, eles só podem ser compreendidos à luz de seu relacionamento com Deus e suas promessas inquebrantáveis. Suas vidas de fé e comunhão com o Senhor são o segredo do que nos legaram em termos espirituais, morais, éticos e familiares.

Na realidade, até mesmo seus fracassos e acertos nas escolhas que fizeram ao longo de suas peregrinações falam de sua fé inabalável no amor de Deus. Fé que muitas vezes os colocou à prova severa e até dolorosa, humanamente, insuportáveis! Entretanto, o que se percebe é que estes homens jamais perderam de vista o amor e a graça de Deus. Viveram incondicionalmente pela fé e, por isso mesmo depois de mortos ainda falam aos homens de todos os tempos, inclusive, a nossa geração. E por esta razão, lê-se na Carta aos Hebreus: “Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles sem nós, não fossem aperfeiçoados” (11.39,40). E, por isso são chamados “Os Patriarcas da Fé” de Israel.

Estes homens e suas famílias guardaram a fé, por ela viveram e morreram, aguardando, sobretudo, o Messias prometido, ou seja, o cumprimento da salvação prometida (Is 7.14). Eles o viram, por ele sofreram e foram provados; o reverenciaram e o adoraram pela fé, sem, contudo, terem visto o cumprimento da promessa em seus dias. E assim, por esta fé viveram e morreram alegremente. O testemunho pungente de suas vidas de fé percorre todo o Antigo Testamento e, portanto, recebe toda atenção no Novo Testamento.



É isto que o autor aos Hebreus enfatiza: Deus em seu poder e grande glória usou a vida de Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e de José, para ensinar o valor da fé, do amor, da perseverança e da redenção! E, desse modo, quando os portais do cumprimento da profecia se abriram e concretizaram as promessas de Deus, os anjos e os salvos exultaram com grande júbilo pela chegada do Salvador do mundo (Lc 2.11). Sim, amados, Deus cumpre as suas promessas, pois é Fiel (Gal 4.4; 2 Tm 2.8-13). Em Jesus Cristo, Deus nos convida a vivenciar o valor eterno da fé, do amor, da perseverança e da redenção. Martinho Lutero, o reformador protestante do Século XVI, refere-se à fé nos seguintes termos: “a fé é um fator inquietante”. A fé nos envolve nos mistérios (revelados) de Deus!

Sim, queridos irmãos no Senhor, é desta fé em Deus e suas promessas imutáveis que Abraão, Isaque, Jacó/Israel e José nos falam ainda hoje com todo o vigor. Que o Deus dos Patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó; cf., Ex. 3.15; cf., Mt 22.33), e, portanto, o nosso Deus, igualmente, nos capacite a sermos fiéis. Na verdade, tudo o que Deus espera de seus filhos é que lhe sejam inteiramente consagrados. Sim, Deus nos espera no altar da comunhão, da santificação e da oração constante e confiante. Deus que operar grandes feitos e, portanto, portentosos milagres em nossas vidas. Em Deus, pela fé, faremos proezas! Tudo quanto Deus requer (de todos nós) é confiança inabalável em suas promessas.

Deus exige que vivamos pela fé, pois sem fé, é impossível agradar-lhe (Hb 11.1; 6). Logo, é imperativo que, todos quantos de Deus se aproximarem, creiam que é galardoador dos que o buscam de todo o coração. Um dos maiores desafios da vida cristã é viver nesta confiança inabalável, ou seja, nesta dependência de Deus. Amigo leitor que o Deus eterno abençoe ricamente a sua vida e família. Que possamos viver pela fé, no Deus vivo e todo Poderoso, Senhor do céu e da terra! Dele temos o apelo: “Não temas, crê somente!” (Isaías 41.10). Amém.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4