LÍGIA MÁRCIA ARCURI
Como curar o mau hálito

Halitose, mais conhecida como mau hálito, é um embaraçoso problema de higiene que ninguém quer ter, mas a maioria de nós tem de vez em quando. Para descobrir como curar o mau hálito, deve-se entender o que o causa. Na maioria das vezes é causada por problemas bucais, mas pode ser infecções de nariz, sinusite crônica, bronquites ou distúrbios digestivos.

A boca é cheia de bactérias, e uma alimentação constante faz com que a boca fique sempre suja e cause o mau hálito, quando não higienizada adequadamente. As bactérias que existem naturalmente na boca quebram as partículas de alimentos, liberando substâncias químicas com forte odor. A comida muitas vezes fica presa entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. Quando essa área não é limpa, o mau hálito ocorre.

Outra causa comum é comer comidas com odor forte, como alho, cebolas, álcool e dietas ricas em proteínas e açúcares. Esses tipos de comida criam o mau odor na boca e alguns até são absorvidos pelo seu corpo e entram na corrente sanguínea, causando o mau hálito pelos pulmões. Ocasionalmente, mau hálito pode ser um sinal de doença séria, como diabetes, falha hepática ou doença dos rins.



Aprenda como curar mau hálito seguindo essas dicas simples:

1- Escove e passe fio dental nos dentes regularmente. Para o melhor resultado, escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Isso deve remover a comida e as bactérias presas entre os dentes e a linha da gengiva.

2- Limpe sua língua. Escovar e passar fio nos dentes geralmente não basta. A língua também é um viveiro de bactérias, células mortas e restos de comida. Use sua escova de dentes para escovar a língua, ou use um limpador de língua tipo Kolbe proprio para este fim.

3- Hidrate-se com frequência. Uma boca seca acontece quando não há saliva o bastante. Isso geralmente acontece quando você dorme e acorda com um "hálito matinal". Mas isso pode ocorrer a todo momento do dia. A saliva é necessária para ajudar a limpar a boca e lavar as partículas de comida. Beba muita água ao longo do dia para ajudar a estimular a produção de saliva.

4- Cuidado com o que come. É fácil evitar comer comidas que tendem a ser as principais culpadas do mau hálito, mas você também deve estar alerta para sua dieta. Dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos podem ser boas para sua saúde, mas deixam um mau odor na sua boca. Não comer carboidratos o suficiente pode fazer seu corpo queimar gordura ao invés de açúcar e, então, provocar o mau hálito.

5- Visite seu dentista. Se você já praticou bons hábitos de cuidados bucais e ainda assim tem mau hálito, pode ser hora de visitar seu dentista e checar se seu hálito está sendo causado por algum problema mais sério. Às vezes o problema é de boca seca e o profissional detectará e recomendará uso de saliva artificial ou até indicará o uso de goma de mascar sem açúcar ou chupar balas sem açúcar para ajudar a estimular o fluxo salivar.

Praticar boa higiene bucal é essencial se você quer evitar e curar o mau hálito. Use algumas das dicas acima e vai estar no caminho certo para ter um hálito mais fresco.

Fonte: stockfresh,colgate,Janice Lim,ADA



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4