LÍGIA MÁRCIA ARCURI
Como cuidar da sua escova de dente

Pesquisas atuais sugerem  que a escova de dente é um dos grandes alvos de bactérias e fungos.

O banheiro, por ser um local de muita umidade e com pouca circulação de ar, é um lugar mais contaminado de uma casa e um dos mais propícios para a proliferação de fungos e bactérias. Ao dar a descarga de tampa aberta, por exemplo, muitas bactérias e fungos se espalham no ambiente através de gotículas minúsculas de água que saem do vaso sanitário e se alojam nas cerdas dentárias das escovas que ficam sobre a pia. É preciso sempre fechar a tampa do vaso sanitário para evitar este tipo de problema.

Coliformes fecais, bolor, levedura e bactérias foram alguns dos microorganismos encontrados nos objetos analisado pelo estudo.

Estas bactérias podem causar problemas gastrointestinais, febre, lesões na mucosa bucal, gengivite, produção de mau hálito e outros.

Essas bactérias podem ser prejudiciais, porque permanecem nas cerdas das escovas  dentárias quando  não são higienizadas, assim como as sobras de alimentos. A maioria desses microorganismos leva de 20 a 30 minutos para dobrar a sua geração e podem  permanecer  nas escovas até a próxima escovação.

Como higienizá-las:

- Lavá-las após  escovação

- Não guardar as escovas molhadas, dar as famosas batidinhas na borda da pia para tirar o excesso de água

- Não deixá-las em cima da pia descobertas ( colocar em recipiente fechado e seco)

- Sempre que possível deixá-las de molho por 10 minutos em solução  de antissépticos  bucais a  base de clorexidina    ou solução de clorexidina a 0,2%.

-Caso a pessoa  não tenha  acesso a essas soluções, vale deixar a escova imersa em água fervente por 10 minutos, que terá o mesmo efeito.

-Trocar sempre que a escova estiver com as cerdas danificadas

Este é um dos cuidados que se deve ter para a prevenção da saúde. A boca é um das “portas de entradas” de  várias doenças ,por isso temos que sempre prevenir.




Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4