Colunista Lígia Márcia Arcuri
Para a boca não envelhecer! II PARTE

Continuando as considerações que o Prof. Dr. Alberto Consolaro respondeu a menina, ele diz que vários tipos de esportes, lazer e transportes podem produzir microtraumatismos acidentais nos dentes tais como trincas de esmalte e microfraturas evidenciadas pelos corantes de alimentos como café e refrigerantes. Embora ainda não seja cultural entre nós, estas atividades requerem o uso de protetores bucais. Se informe sobre eles e previna-se, invés de correr atrás dos danos: eles envelhecem a boca!

Quanto a sua língua, higienize com escovas e limpadores, afinal a superfície de tão áspera e irregular segura resíduo de alimentos e microrganismos.

Sulcos fissuras todos têm na língua, em alguns mais, em outros menos, mas sua cor rosa clara deixa sempre o aspecto Jovial! Além de não provocar mal hálito. Não vacile: se precisar mostre a língua, até Einstein fez isto, por que você não! Peça para mostrarem a língua: Se branca ou outra cor, falta limpar!



A idade não produz atrofia da gengiva, mas escovar equivocadamente sim, por exemplo: escovar com muita força, assim como negligenciar a higiene. A cárie e doença periodontal estão relacionada com a falta de higiene e educação e felizmente estão desaparecendo.

Restaurações velhas envelhecem muito os dentes e a gengivite/periodontite(inflamação gengival severa) ainda mais.

A cor amarelada nos mais velhos ocorre por que a dentina aumenta a sua espessura com o tempo, reduzindo o volume da polpa conhecida como "o nervo do dente." O acúmulo de pigmentos alimentares também acentua o amarelado (café, chás etc.).

Podemos usar o recurso da limpeza semestral no consultório assim com o clareamento. Por fim ele lembra que a boca bem cuidada apenas acentua a jovialidade insuperável de um sorriso de mais pura alegria, especialmente quando ele transborda como brilho cintilante ao olhar de quem encontrou um amor de verdade.





Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4