Colunista Lígia Márcia Arcuri
Alimentos benéficos para a saúde bucal

Existem alimentos que são aliados da saúde bucal, então devemos lembra os nossos pacientes, dos seus benefícios. Mantê-los na dieta pode render um ótimo resultado e evita que problemas provenientes de outros alimentos possam se agravar.

ALIMENTOS FIBROSOS

Temos muitos alimentos com fibras que ajudam o intestino a funcionarem melhor como também são antioxidante entre outros benefícios. Eles também auxiliam na higiene bucal. Com o esforço maior da nossa arcada dentária para fragmentar os alimentos fibrosos as impurezas vão sendo arrastadas. Frutas de um modo geral são fontes de fibras, assim como os vegetais. Bons exemplos são:

Milho - Antioxidante,rico em fibras;

Feijão - Contém fibra,proteína e ferro;

Abacate e castanhas - formam uma película oleosa nos dentes, protegendo-os dos ácidos.

Morango - Mantém dentes brancos. Contém ácido málíco, um abstringente natural que ajuda a retirar manchas. Contém Vit.C e ajuda a combater o acúmulo de placa bacteriana.

Maçã - Contém ácido lático, que favorece a absorção da Vitamina C, e é antioxidante também.

Uva Passa - Rica em sais minerais (potássio, silício, enxofre, ferro, fósforoe magnésio), cálcio que combatem a osteoporose e problemas nas articulações.



ALIMENTOS DETERGENTES

Auxiliam na remoção de resíduos, gorduras e bactérias dos dentes. Aumentam a produção de saliva, diminuindo a acidez da boca, são ricas em fibras e possuem menos açúcar. Exemplo: maça, pêra, kiwi, melancia, brócolis, acelga, pepino, mamão e etc.

OUTROS ALIMENTOS, COMPONENTES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

Salmão - Contém Vit.C e cálcio, dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis.

Leite e seus derivados - Garantem dentes mais fortes e ajudam na reconstrução do esmalte dental.

Chá - é um forte aliado contra a acidez que encontramos em doces, refrigerantes, cafés ou bebidas alcoólicas. Os chás verde e preto são considerados as melhores opções e fazem parte de um grupo que produz um efeito antioxidante sobre os dentes, preservando o esmalte e a beleza do sorriso.



Prova disso é uma estudo conduzido no Japão que mostra os benefícios do chá verde para a boa saúde periodontal. Pesquisadores analisaram a saúde periodontal de 940 pessoas do sexo masculino, com idade entre 49 e 59 anos, para determinar que efeito a ingestão regular de chá verde teria na saúde periodontal desses indivíduos em comparação com indivíduos que consumiam menor quantidade da bebida. Foram examinados três indicadores da doença periodontal: a profundidade da bolsa periodontal, perda de inserção do tecido gengival e sangramento durante a exploração dos tecidos gengivais. Notaram que cada xícara de chá verde consumida por dia, resultava na diminuição dos três indicadores.

Cálcio - roporcionam força aos dentes. Doenças periodontais, por exemplo, são consequência da falta de minerais no organismo. Além disso, alguns alimentos que possuem cálcio (como o queijo) podem ajudar a neutralizar o PH. Alimentos que provém de leite ou derivados são os mais ricos em cálcio. O cálcio é acumulado no organismo até os 35 anos (auge), depois disso, a tendência é perdê-lo com maior facilidade. Por conta disso, não devemos ingerir leites ou derivados apenas na infância, mas em todas as idades.

Vitamina C - elemento fundamental para uma gengiva saudável por participar da formação de colágeno, além de aumentar a imunidade e combater os radicais livres que estão envolvidos em várias doenças bucais. Ela está presente em frutas como: goiaba, acerola e limão etc. A doença escorbuto(sangramento gengival)surge devido a deficiência de Vit.C.

São cuidados simples como esses, aliados à boa prática de higienização bucal e visita regular ao dentista, que podem prevenir tantos problemas corriqueiros que possuem grande chance de se agravarem.

Fontes: Site Dental Cremer



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4