Colunista Lígia Márcia Arcuri
O VINHO E SEUS DENTES

Com o friozinho da nossa cidade um bom vinho tinto ou branco é sempre uma boa pedida. Mas a ingestão dessa bebida requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Isso porque o vinho tem em sua composição alguns pigmentos altamente nocivos ao esmalte dental.

Os vinhos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida com mais facilidade e de outros alimentos. O álcool presente nos vinhos é outro ponto que prejudica o sorriso branco, e não só o esmalte dentário. Juntos o álcool e a acidez podem diminuir o fluxo salivar em sua quantidade atrapalhando assim, a auto-limpeza da boca como também provocar sensibilidade dental. Os nutricionistas recomendam: Tomar água junto com o vinho é uma boa dica para que a saúde bucal não seja prejudicada. A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos alimentícios.



É fundamental sempre manter uma boa higiene bucal. Se você já tem o costume de escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental não há muito com o que se preocupar. Quando os dentes estão limpos eles ficam com suas superfícies lisas, o que dificulta que os pigmentos do vinho grudem na sua estrutura.

Existem outros alimentos que mancham os dentes

O vinho tinto não é o grande vilão dos dentes brancos. Existe no mercado uma porção de alimentos e bebidas que, se ingeridos com exagero, podem prejudicar a beleza do sorriso. Refrigerantes, sucos de caixinha, molho shoyo, catchup, café, chá mate, chocolate e açaí são alguns exemplos de alimentos a serem evitados. Eles mancham de acordo com a freqüência do consumo. Alguns corantes presentes neles são artificiais e não possuem valor nutritivo nenhum.



EM RESUMO VÃO AS DICAS

-Tomar muita água: De preferência com gás,pois o carbonatação vai ajudar ainda mais a proteger seus dentes.

-Comer muita fibra: Quanto mais fibra melhor,após o vinho alimentos fibrosos ajudam no processo da mastigação e auto limpeza dos dentes.

-Dentes clareados tendem a aderir mais pigmentos. Use creme dental branqueador para manutenção do clareamento.

-Escove os dentes antes do vinho. Dentes limpos não tem placa bacteriana, que ajuda a “grudar” o corante nos dentes.

-Cuidado com o vinho branco: Sua acidez deixa os dentes mais porosos e mais propensos a absorver os corantes naturais do vinho tinto.

-Cuidado com o efeito colorido do vinho: Se seus dentes estiverem com placa bacteriana os dentes podem ficar tingidos com o corante do vinho. Se isto acontecer coma um queijo ou mastigue um chiclete. O primeiro contém proteínas que formam uma barreira natural na superfície dos dentes e o segundo estimula a saliva a neutralizar o intruso PH que o vinho deixa na boca.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4