Dr.Cristiano Reis
Dr. Cristiano Reis , formado em Odontologia pela faculdade, especializado em Ortodontia. Pós-graduado em Implantodontia, Pós-graduado pela Universidade de Nova York. Primeiro e único Cirurgião dentista da Bahia a receber a certificação internacional de qualidade na Bolívia em 2011, pela Academia Internacional de Odontologia Integral.

Conquistense e atualmente reside em Vitória - Espírito Santos, mas mantem o atendimento em Vitória da Conquista uma semana a cada mês e tenta não perder suas raízes baianas. Se dedica muito ao trabalho...

Norma Eliete - Ortodontia pode tratar Ronco e Apneia do Sono?
Dr.Cristiano Reis – Tanto o ortodontista quanto outro cirurgião dentista que tenha feito pós-graduação em odontologia na medicina do sono pode atuar na área.

NE – Qual a ligação da Ortodontia com essa área?
CR – Não existe uma ligação especifica, porém o Ortodontistas com formação em ortopedia funcional dos maxilares tem uma vasta experiência com aparelhos removíveis intra-orais, o que torna o manuseio do aparelho do ronco e apneia muito mais fácil.

NE – O que o levou a trabalhar com Ronco e Apneia?
CR – Em 2007 fiz um curso no Rio de Janeiro que abordou o tema, como meu pai ronca muito e tem apneia, me interessei e me aprofundei na matéria.

NE – Como é esse tratamento ortodôntico?
CR – Na verdade não é um tratamento ortodôntico, é um tratamento multidiciplinar aonde o médico indica o uso do aparelho do ronco para casos específicos.

NE – A doença é mais comum em homens ou mulheres?
CR – A prevalência da apneia do sono é maior em homens do que em mulheres.

NE – O que é exatamente a apneia obstrutiva do sono?
CR – É caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores (VAS) durante o sono. O fluxo aéreo é diminuído na hipopneia ou completamente interrompido na apneia, a despeito do esforço inspiratório.

NE – Todos os casos podem ser tratados com aparelho intra-oral?
CR – Não, somente os específicos de Ronco isolado, e apneia leve e moderada.

NE – Como funciona nos casos eleitos para o uso do aparelho intra-oral?
CR – O cirurgião dentista faz uma análise criteriosa da condição bucal do paciente e da sua mordida. Estando ele apto, faz-se o molde e a mordida construtiva, que é enviada para o laboratório, eu particularmente envio meus trabalhos para um laboratório, em São Paulo.

NE – Resolve o ronco também?
CR – Resolve sim, temos um ótimo resultado com o uso dom aparelho para quem ronca, inclusive.

NE – Existe outro tratamento para o Ronco e Apneia do Sono, além dos aparelhos intra-orais?
CR – O padrão ouro para tratamento é o cepap. Em caso de o paciente não se adaptar ao cepap, ou tiver apneia leve pode-se usar aparelhos intra-orais de avanço de mandíbula. Em alguns casos pode-se fazer a cirurgia ortognática.

NE – Deixe uma mensagem.
CR – O estudo e o aprofundamento no conhecimento dos distúrbios do sono me trouxe a experiência gratificante de mudar significativamente a qualidade e a expectativa de vida de meus pacientes.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4