Noélio Duarte
• Fonoaudiólogo com Pós-graduado em Comunicação Empresarial, Especialização em Fonoaudiologia Educacional, Aprendizagem Acelerada, Oratória e Comunicação Interpessoal.

• Pós-graduado em Radio-Jornalismo.

• Ministra regularmente cursos na área de Aprendizagem Acelerada, Leitura Dinâmica Aplicada a Provas e Concursos, Metodologia das Apresentações e Oratória Jurídica, Empresarial, Política e Motivacional.

• Escritor, Cronista, Poeta, Redator, autor de 24 títulos, entre eles: "Você Pode Falar Melhor".

• Diretor da Agência ‘Fábrica do Livro’, instituição focada na edição e produção de Livros independentes.

Norma Eliete - Como foi a sua trajetória acadêmica?
Noélio Duarte – Em 1971, fui morar e estudar na cidade do Rio de Janeiro, visando conquistar alguns sonhos, entre eles o de ser um escritor. Em 1973 fui aprovado em concurso de vestibular unificado e comecei a cursar Fonoaudiologia na PUC-Petrópolis, e quatro anos depois, conclui. Em seguida vieram o cursos de Fisioterapia e Teologia e as especializações em Voz humana e Comunicação Empresarial (Fonoaudiologia) e Eletroterapia e Dor Crônica (Fisioterapia). A seguir, vieram as aprovações em concursos públicos para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, onde continuo atuando.

NE – E a trajetória Literária, quando teve início?
ND – Desde a minha infância e adolescência, vividas em Vitória da Conquista, tive acesso a muitos livros, herança maravilhosa do meu pai, Pastor Belmiro Duarte. E a contínua leitura, ajudou-me na produção de meus primeiros textos, as poesias. Na Escola Normal, onde estudei (1º e 2º graus), havia muito incentivo a cultura e os primeiros textos poéticos, pude apresentá-los ali, alguns até recebendo prêmios. Claro, a 1ª Igreja Batista de V. Conquista teve papel decisivo, para o aprimoramento da vida literária, estimulando a produção literária. Já no Rio de Janeiro, participei de muitos eventos culturais e concursos, recebendo muitos prêmios. Assim, vieram as primeiras publicações, nos anos 90 (textos poéticos) e depois os livros técnicos e motivacionais. Atualmente sou contratado de duas grandes editoras nacionais: A Thomas Nelson Editora e United Press que publicam meus livros.

NE – O que lhe deixa mais realizado como escritor?
ND – Todo escritor sonha ver os seus textos divulgados em todos os segmentos sociais. Mas foi trabalhando na área motivacional que constatei o quanto pude ser útil e ajudar pessoas a mudarem seus discursos: de sofredores se tornaram vencedores, aprendendo a lidar com situações adversas, uma luta travada internamente. A minha literatura tem ajudado pessoas a verem a vida com o olhar das possibilidades que todas pessoas tem.

NE – Neste ano, quais as novas publicações?
ND – Este é um ano de muitas novidades para o mercado editorial. No início de Fevereiro, será publicado pela Thomas Nelson Editora, o livro "Receitas de Jesus Para Uma Vida Melhor", uma releitura das Bem-aventuranças de Jesus; em abril, a Editora United Press publicará o livro "Você Pode Estudar Melhor", um livro sobre a metodologia do estudo para alunos, pais e professores; em julho, será publicado o livro "Auto-Ajuda, mas com ajuda do Alto" e em setembro um novo livro sobre . Portanto, um ano de muitas colheitas.

NE – Temos informações de que seus cursos no Rio de Janeiro, são de grande sucesso. Quais são e como funcionam?
ND – Os textos publicados na área da Comunicação Humana, levaram-me a organizar cursos nas áreas da Oratória Jurídica, Leitura Dinâmica, Liderança Motivacional, Metodologia do Estudo e Técnicas de Apresentações Pessoais. Os cursos são ministrados em Universidades, Núcleos Empresariais, Organizações religiosas. Atualmente esses cursos se tornaram móveis podendo ser ministrados em todas as regiões do Brasil. Geralmente tem carga horária reduzida, possibilitando assim ampla participação. Pretendo trazê-los para Vitória da Conquista, ainda neste primeiro semestre.

NE – E a televisão?
ND – Sim, desde maio de 2000 atuo na TV Brasil (Ex-TVE) e à partir de 2004 fui convidado para dirigir e apresentar o programa Reencontro, que vai ao ar todos os sábados, às 7:45 da manhã (horário do Rio de Janeiro) e captado aqui em Conquista por parabólicas (canal 2). É um programa focado nas necessidades humanas e que utiliza uma linguagem simples e objetiva. Trabalhamos com especialistas que em seus quadros apresentam orientações contextualizadas.

NE – Que mensagem você deixa para os conquistenses?
ND – Quando residi em Conquista, eu sonhador pobre; mas pela Graça de Deus, o sonho foi maior do que as crises e dificuldades e hoje tenho uma história para contar. Aquele discurso de que "pobre não tem vez", é totalmente mentiroso! Quando uma pessoa tem um sonho e como aliado a pessoa de Jesus Cristo, tudo se torna mais fácil. As lutas e barreiras nunca vão deixar de existir, mas a Presença Gloriosa do Mestre nos outorga uma coragem extra, um poder sobrenatural que nada e ninguém pode nos impedir. Portanto é necessário um sonho e um Deus para crer. Eu sonhei e ousei crer... Foi Jesus Cristo que disse: "Se creres, verás a glória de Deus".



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4