HOMENAGEADO DA SEMANA
Vera Lúcia Soeiro

Coordenadora de Educação-DIREC 20. Funcionária Pública Efetiva do Estado, nasceu em 1949, na cidade de Jequié, filha de Argemiro Francisco Sampaio e Adélia de Oliveira Sampaio, ainda na adolescência foi morar em Itapetinga onde concluiu no Colégio Normal Alfredo Dutra, o Curso de Magistério.

Casou-se em Itapetinga com o empresário José da Costa Soeiro, com quem tem os filhos Luiz Antônio, Emília Cristyna e Helder José, suas netas Raissa e Maria Fernanda.

Iniciou sua jornada como educadora em escola particular em Itapetinga, professora alfabetizadora com idade de 17 anos. Movida por suas paixões, viveu vários deságios como Professora Regente na Rede Pública do Estado de São Paulo, nas unidades de ensino de 1 e 2º graus pela 11ª Delegacia de Ensino – DRECAP 2 e Coordenadora de Centros Cívicos.

Em São Paulo, Vera Lúcia concluiu o Curso de Pedagogia na Faculdade Ciências e Letras Geraldo Rezende em 1978 e pela Faculdade de Ribeirão Pires, São Paulo, O curso de Estudos Sociais e Especialistas em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia de São Caetano do Sul, São Paulo. Também fez o Curso de pós-graduação em Gerontologia Social/ Serviço Social em Saúde Pública em Vitória da Conquista.

Em 1982 escolheu Vitória da Conquista para morar. Em terras conquistenses, a professora Vera Lúcia trabalhou na Supervisão Escolar do antigo Colégio Batista. Após dois anos, foi transferida para a DIREC 20 para trabalhar na Coordenação da Educação Especial.

Com crianças com deficiência mental, auditiva, alunos com múltiplas deficiências nas escolas Nossa Senhora Aparecida, Artur Seixas, Pedro Francisco de Moraes, Fernando Spínola e Centro Integrado Navarro de Brito I. Os alunos com baixa visão eram orientados e tinham apoio da ACIDE, e as provas eram em Braille e enviadas para a SEC em Salvador, sob a coordenação da Professora Maria da Glória. Os alunos surdos, a professora Adailta Lousada era professora regente da sala CIENB. A professora Mirian Galvão foi a pioneira em Educação Especial em Vitória ad Conquista no ano de 1977.

A professora Vera Lúcia foi pioneira na construção das salas adaptadas para deficientes auditivos na Rede Pública na gestão da Drª Iara Cairo, Diretora DIREC 20 no ano de 1987 .

Atuou como Presidente da APAE – Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais e Coordenadora de diversos projetos visando a acessibilidade na Ede Pública de Educação, Projeto Educar na Adversidade no Colégio Abdias Menezes e salas multifuncionais, projeto da escola de Pais do Brasil, lançando o I Seminário em 26/10/2001 no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Atualmente ela é presidente do Banco de Cadeira de Rodas, onde vem desenvolvendo um ótimo trabalho tendo um dos projetos na Famec.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4