HOMENAGEADO DA SEMANA
Selma Mª de Oliveira

A educadora profª Selma Mª de Oliveira Silva nasceu, na cidade de Itabaiana, estado de Sergipe, filha de José Francisco de Oliveira (in memória) homem destemido, franco, que fazia do fio do bigode apalavra empunhada e da Sra. Escolástica Mª de Oliveira mãe dedicada, meiga, preocupada com a formação moral e religiosa da sua família.

Acolhida e abraçada por esta cidade Vitória da Conquista, em abril de 1957, fazendo parte de uma família de 06 filhos, sentiu-se acalentada pelo frio conquistense.

A contribuição desta cidade na sua formação é marcante. Realizou seus estudos de 1ª a 4ª série, no Grupo Escolar Barão de Macaúbas, guardando lembranças saudosas dos ensinamentos dos mestres, a escola do prof. Everardo Públio de Castro, profª Laila Bulhões e tantos outros. O Exame de Admissão ao Ginásio e a Formação em Professora Primaria foram realizados, no Instituto de Educação Euclides Dantas, a queria Escola Normal. Licenciada em Língua Vernácula com Língua Estrangeira, tendo cursado, inicialmente, a Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista, é Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e, em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Vitória da Conquista - BA.

Da união, serena, equilibrada, celebrada em 1969, na Catedral de N.S. das Vitórias com João Eudes Ângelo Silva, esposo e pai exemplar, participou de forma brilhante, no crescimento do comércio local e regional, com sua larga experiência no setor de representações comerciais, hoje, continua atuando na cafeicultura dando a sua parcela de contribuição significativa.

A família construída por este casal é belíssima, os 03 filhos, Alessandra Nery O. Silva Guedes, Eudes Oliveira Silva e Karine Silva Abreu Nascimento coroaram de bênçãos esta união, onde as raízes da família estão fincadas com os 05 netos, motivo de orgulho para todos.

Tocada pelo sentimento grandioso de envolvimento pela educação inicia suas atividades profissionais. Como profª. regente, na escola Municipal Cláudio Manoel da Costa, exercendo a seguir a função de Coordenadora Pedagógica, na implantação do setor, na Gestão do Prefeito Jadiel Matos.

Como profª da rede pública estadual, atuou no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, colégio Abdias Menezes, Vice-diretora do Centro de Estudos Supletivos Kleber Pacheco, Escola Orlando Leite, Escola de Aplicação Mª do Carmo Vieira de Melo e Instituto de Educação Euclides Dantas, onde além de professora regente, exerceu a função de Coordenadora, Assistente de Direção, Diretora de 1° grau, e a seguir Diretora Geral acreditando na paixão que sempre acalentou pela educação, parafraseando Rubem Alves quando diz: "...Somente os apaixonados sabem viver. A paixão nos transforma em guerreiros. Quando temos batalhas a travar descobrimos o sentido da vida..."

E, foi embuida desse compromisso que exerceu por 09 anos, de 1991 a 1999, a direção dessa Casa de Ensino, época de muita luz e crescimento, no Instituto de Educação Eclides Dantas, onde o papel da comunidade foi atuante, participando, efetivamente da administração, contribuindo, assim, para o sucesso do nosso alunado.

Ficaram registrados avanços extraordinários, na Escola Normal, tanto na formação de Magistério de 1° grau, nível I, como em outros cursos oferecidos, anteriormente, porém sem deixar de ressaltar o Fundamental de 5ª a 8ª e a Escola de Aplicação Mª do Carmo Vieira de Melo com o Fundamental de 1ª a 4ª séries, atendendo a expectativa da nossa comunidade conquistense.

Em agosto de 1999 assumiu a Diretoria Regional de Educação – Direc – 20, com um raio de ação em 12 municípios, deixando em dezembro de 2006 a Jurisdição com 17 municípios, e o Ensino Médio implantado e funcionando em todos. Inclusive com Extensões de Ensino Médio em Distritos e localidades a exemplos Vitória da Conquista e outras cidades da Direc - 20.

A profª Selma durante sua trajetória a frente desse Órgão conduziu suas ações num limiar de respeito, compromisso social e moral, e carinho pelas crianças, jovens e adultos que confiaram na Rede Pública Estadual de Ensino, durante a sua gestão, sem perder o foco da responsabilidade e da dedicação, contribuindo para o crescimento da educação pública em nossa cidade e região.

Incansável no desejo da contribuição na participação social, ainda faz parte da Diretoria do Bamulher. Em dezembro de 2006 é homenageada com o Título de Cidadã Conquistense em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade, fato esse que a deixou, extremamente, feliz e gratificada. Serviu a Universidade Estadual do Sudoeste, no Setor de Projetos Institucionais.

Atualmente é diretora Geral do Colégio Opção. E, como a própria educadora diz: "As minhas grandes paixões são: minha família e educação, onde dedico toda a razão da minha existência", além de deixar a seguinte reflexão, "A certeza de que a mudança, como qual quer outro sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão, ação e com gente de sangue e coração e que a nossa esperança seja sempre um caminho que se deixa de herança."



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4